Consiste no levantamento de dados e organização dos mesmos seguindo metodologia baseada em ferramentas de estudos mercadológicos, técnicos, jurídicos, e econômico-financeiros, transformando estes dados em informações importantes que darão ao investidor uma visão clara dos riscos envolvidos e potencial de rentabilidade de determinado projeto.
O Estudo de Viabilidade compreende as seguintes etapas:
Análise Técnica
Analisar o compliance do negócio, isto é, verificar se o que se pretende executar está de acordo com as leis, normas e regras que regulamentam o setor de atuação. Em seguida, organização cronológica das etapas de execução do projeto, detalhando as aquisições necessárias (materiais, mão de obra, equipamentos, formação e contratação de equipe, etc.), buscando a otimização dos recursos em termos de custo, prazo, qualidade e lucratividade.
Análise Jurídica
Analisar o modelo jurídico que melhor se enquadre a determinado tipo de negócio, elegendo instrumentos legais (contratos) que mitiguem riscos jurídicos e minimize os custos tributários.
Análise Mercadológica
Análise Mercadológica: Analisar tendências e necessidades do setor em que se insere o negócio, coletar dados, organizá-los e transformá-los em informações pertinentes com o objetivo de identificar o público alvo, potencial de mercado e a demanda existente para determinado produto ou serviço, estudo de benchmark, precificação adequada, vantagens competitivas e estratégia comercial.
Análise Econômico-Financeira
Analisar o capital necessário a ser investido em determinado negócio, projetando um cronograma físico-financeiro de fluxo de caixa em sequência lógica condicionada às etapas a serem concluídas e seus respectivos desembolsos e receitas projetados com premissas conservadoras ao longo de determinado período. Em seguida, cálculo de indicadores de análise de investimento que orientem os gestores na tomada de decisões quanto à viabilidade econômico-financeira, identificando a relação risco versus retorno do negócio.