Administrar uma empresa com eficiência, atingir o objetivo almejado no gerenciamento de um projeto envolve uma série de atividades importantes como: planejamento, execução, monitoramento e controle. Inserida em todas essas etapas está a Gestão de Custos, que é com certeza um dos alicerces para o sucesso.
Gestão de Custos pode ser definida como o conjunto de técnicas utilizadas para coletar dados de uma operação (fabricação de produto ou oferta de serviço) e transformar esses números em informações importantes para o gestor. Gerenciar os custos de uma empresa, projeto ou até mesmo de sua vida pessoal, é peça chave na tomada de decisões visando resultados positivos. Saber exatamente o custo unitário de cada produto ou serviço de um portfólio e suas respectivas margens de contribuição é essencial para se definir a estratégia comercial de uma empresa.
O objetivo primordial de uma empresa que atua no mercado é trazer lucratividade aos seus sócios. Hoje em dia, ganhar dinheiro não é tarefa fácil. A concorrência é alta. O nível de informação é enorme. A velocidade da evolução tecnológica é assustadora. Estudos levantados pelo IBGE indicam que cerca de 60% das empresas brasileiras nascem e fecham as portas nos seus primeiros 5 anos de vida. Certamente, um dos principais motivos é uma Gestão de Custos deficitária, que inviabiliza qualquer operação empresarial. A grande maioria dos micro e pequenos empreendedores brasileiros não sabem calcular os custos unitários, margens de contribuição e nem sabem o que significa o Ponto de Equilíbrio de uma empresa.
Entre os diversos benefícios, podemos destacar que a Gestão de Custos reduz os riscos do negócio, uma vez que traz maior controle e monitoramento dos gastos; permite a elaboração de uma Estratégia de Precificação, focando nos produtos e serviços que trazem maior custo benefício, melhores margens e, dessa forma, trazendo ganhos de competitividade; Diminuição das despesas e desperdícios, melhorando a produtividade, qualidade e lucratividade do negócio.